- Ano: 2019
-
Fotografias:Lukasz Michalak
Descrição enviada pela equipe de projeto. Que espaços os artistas podem imaginar para crianças brincarem? Como uma instituição cultural pode experimentar e oferecer novas experiências para elas? A Aberrant Architecture transformou o espaço da exposição Intermediae em Matadero, Madri, em uma grande instalação que convida a um jogo espontâneo e sem regras. Paisagem para Brincar é o segundo projeto do Playgrounds Intermediae, que buscam dar um novo papel às crianças nas instituições culturais. A Aberrant Architecture propõe a criação de uma instalação dedicada ao livre brincar no Intermediae.
Inspirado na linguagem arquitetônica do grande arquiteto holandês de playgrounds Aldo van Eyck (1918-1999), Paisagem para Brincar é uma proposta baseada no lazer, que traz a forma arquitetônica urbana para um espaço interior. Sobre a questão de como podemos transformar o espaço urbano através da brincadeira, a Aberrant Architecture responde com estruturas, formas e cores que convidam crianças de todas as idades a usar esse novo lugar de uma forma imaginativa. A paisagem interior resultante é composta de torres, fendas e diferentes elevações que, embora constituam um território fantástico que pode ser usado pelas comunidades que chegam à Intermediae todos os dias, não impõem restrições rígidas em termos de como as pessoas devem se comportar. Essa flexibilidade também significa que o playground pode ser usado como cenário para diversas atividades durante os meses em que ele estará aberto.
David Chambers, o co-fundador da Aberrant Architecture, disse: “Inspirados nos playgrounds de Aldo Van Eyck, as formas de nosso playground derivam de uma série de formas geométricas variadas. Juntamente com o padrão gráfico colorido do piso, o objetivo é criar um local para estimular a imaginação, levando a oportunidades de interação humana e brincadeiras livres". Kevin Haley, co-fundador da Aberrant Architecture, disse: “Este playground não é apenas para crianças. Os adultos também podem habitar os espaços, criar jogos e interagir com seus filhos”.
Este playground dá continuidade ao trabalho da Intermediae Matadero com crianças. Com estes playgrounds, a Intermediae Matadero destaca a necessidade de dedicar mais espaços para as crianças nas cidades contemporâneas. Através de comissões para artistas de diferentes áreas de atuação projetarem novos espaços para brincar, a Matadero Madri também faz uma declaração singular sobre o direito de brincar também dentro de instituições culturais.
Transformar o Intermediae em um espaço para brincar reforça sua frente de trabalho com crianças, um foco que se estenderá até o ano 2020 com o envolvimento de diferentes grupos e agentes. A criação destes Playgrounds nasceu do programa Modelos para uma Cidade, que é fruto da experiência da Intermediae com projetos anteriores, como La Madroñera e a edição infantil de Los Madriles do mapeamento de iniciativas de bairros.Todos esses projetos investigam como a arte afeta e propõe modelos de inclusão e coexistência na cidade.